INÍCIO
15. º ENCONTRO DO CECPC-CICPC EM VALÊNCIA - ESPANHA
O 15.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana decorrerá nos dias 6 a 9 de março de 2024, em Valência, Espanha. Para mais esclarecimentos contacte: servicio.internacional@ciccp.es
13. º ENCONTRO DO CECPC-CICPC EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS - COLÔMBIA
O 13.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, realizou-se nos dias 16 e 17 de junho de 2022, na cidade de Cartagena das Índias, Colômbia.
14. º ENCONTRO DO CECPC-CICPC EM HAVANA - CUBA
O 14.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana decorrerá nos dias 8 e 9 de março de 2023, em Havana, Cuba. Serão divulgadas mais brevemente novas informações. Para mais esclarecimentos contacte: gre@oep.pt Inscreva-se em: https://forms.gle/cS6vUViubCCnA8Pz5
Programa do Evento
Programa Acompanhantes
Inscreva-se em:
https://forms.gle/cS6vUViubCCnA8Pz5
12. º ENCONTRO DO CECPC-CICPC EM LISBOA - PORTUGAL
O 12.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, realizou-se no dia 11 de novembro de 2021, na cidade de Lisboa, Portugal. Contacto: gre@oep.pt
11. º Encontro do CECPC-CICPC em Luanda - Angola - ONLINE
O 11.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, decorreu no dia 16 de julho, em formato online, tendo a Ordem dos Engenheiros de Angola sido a associação anfitriã do evento.
10. º Encontro do CECPC-CICPC no Rio de Janeiro - Brasil
Engenheiros civis de 15 países (Brasil, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Costa Rica, Cuba, Espanha, Guatemala, Moçambique, Paraguai, Portugal, Uruguai e México) estiveram reunidos no Rio de Janeiro para o 10º Encontro do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC), no passado dia 14 e 15 de Março de 2019.
Programa e Alojamento
Fotos já disponíveis na galeria
9. º Encontro do CECPC-CICPC em Cancun - México

O 9.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, decorreu nos dias 26 e 27 de abril de 2018, na cidade de Cancun, México.

Programa
Declaração de Cancún
««« Ver link das fotos
8. º Encontro do CECPC-CICPC em Buenos Aires - Argentina
O 8.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, decorreu nos dias 8, 9 e 10 de Março de 2017, na cidade de Buenos Aires, Argentina.
7. º Encontro do CECPC-CICPC em Madrid - España
O 7.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, decorreu nos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março de 2016, na cidade de Madrid, na Sede do Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos.

Programa 7.º Encontro
Consulte o website do evento para inscrição e mais informações
6.º Encontro do CECPC-CICPC em Cabo Verde
O Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, presidiu à Sessão de Abertura do 6.º Encontro do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC-CICPC), que decorreu a 5 e 6 de março na cidade da Praia, e durante o qual a Ordem dos Engenheiros de Portugal foi novamente eleita para a Presidência do Conselho. Os trabalhos que se seguiram tiveram início com uma cerimónia de homenagem ao Eng. Fernando Santo, anterior Bastonário da OE de Portugal, fundador do Conselho e seu primeiro Presidente.
5.° ENCONTRO DAS ASSOCIAÇÕES DE ENGENHEIROS CIVIS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA E CASTELHANA

Entre 2 e 3 de abril decorre na cidade de San Juan, em Porto Rico, o 5.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana, cuja presidência e secretariado pertencem à Ordem dos Engenheiros de Portugal.

Os trabalhos serão compostos por um debate geral focalizado no tema ?Engenharia Civil 2020 no Mundo ? Mobilidade, Responsabilidade Social, Ensino e Profissão de Engenheiro Civil?, por uma Assembleia Geral, na qual serão tratados os assuntos de maior relevo respeitantes à vida do Conselho e assinada a Declaração de San Juan.

A participação no Encontro é reservada aos representantes das Associações Profissionais que integram o Conselho.

MEGA SEXTA-FEIRA CIVIL
Em complemento a este 5.º Encontro, tem lugar a 4 de abril, igualmente em San Juan, um Encontro de Engenheiros Civis, sob a denominação de 'Mega Sexta-feira Civil', dirigida a todos os engenheiros civis inscritos nas associações integrantes do Conselho e que terá o propósito de tratar aprofundadamente a temática da mobilidade profissional, contando para tal com reflexões por parte de representantes do WCCE ? World Council of Civil Engineers e dos responsáveis das Associações de Engenheiros Civis de 12 países de língua portuguesa e castelhana.
QUEM SOMOS
APRESENTAÇÃO
MISSÃO
A ideia foi lançada em Curitiba, Brasil, em setembro de 2007, no âmbito do Seminário Internacional sobre Tendências Mundiais da Engenharia Civil, e concretizou-se no dia 12 de março de 2008, em Portugal, através do 1.° Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, da qual resultou a ?Declaração de Lisboa?.

Associação Latino Americana de Engenharia de Segurança do Trabalho - ALAEST Membro Pleno, na pessoa de Engº Cezar Benoliel
Associação de Engenheiros do Uruguai - AIU Membro Pleno, na pessoa do Eng.º Martin Dulcini
Centro Paraguaio de Engenheiros - CPI Membro Pleno, na pessoa da Eng.ª Maria Teresa Pino
Colégio de Engenheiros de Caminhos Canais e Portos de Espanha - CICCP Membro Pleno, na pessoa do Eng.º Julián Sastre
Ordem dos Engenheiros de Portugal - OEP Membro Pleno, na pessoa do Eng.º Fernando Santo

Os Membros acima mencionados cada um plantou uma árvore no Bosque do Centro Executivo da ITAIPU BINACIONAL - BRASIL em nome das instituições que representavam, tem permitido a continuação a consolidação do Conselho por meio dos Encontros realizados com sucesso e importância para o coletivo da Engenharia Civil.

Estatuto do Conselho
Declarações
Os países de língua oficial portuguesa e castelhana, num total de trinta, com uma população superior a 630 milhões de pessoas, têm uma história e raízes culturais comuns, que determinam uma natural aproximação.Os objetivos a atingir, nomeadamente a satisfação de necessidades básicas das populações e o processo de desenvolvimento para a melhoria das condições de vida, encontram na engenharia civil um recurso indispensável para a sua concretização. Partilhamos um passado técnico comum e o posterior desenvolvimento científico, quer através das exigências de formação para se exercer a profissão, quer na forma de aplicação dos conhecimentos. Porque o que nos une é muito mais do que as distâncias que nos separam, e com base num inquérito alargado realizado num grande número de países, as Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e


Próximos Encontros:

15.º Encontro
2024 - Valência (Espanha) 7 de março



Castelhana, abrangendo Associações, Conselhos, Colégios e Ordens Profissionais, representando cerca de meio milhão de engenheiros civis, declaram no ?Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana? os princípios que entendem dever regular o exercício da profissão de engenheiro civil nos respetivos países e assumem os compromissos expressos na ?Declaração de Lisboa?, nomeadamente:
? De satisfação das necessidades básicas e melhoria das condições de vida das populações;
? A globalização e o reconhecimento das competências dos Engenheiros Civis;
? A formação contínua para manutenção de competências dos Engenheiros Civis;
? Declaração de compromisso perante a sociedade;
? Declaração de compromisso entre as associações profissionais.




16.º Encontro
2025 - Uruguai (Punta del Este) - a definir

17.º Encontro
2026 - Moçambique (Maputo) - a definir

MEMBROS
PAÍSES
ASSOCIAÇÃO
ESTATUTO DE MEMBRO
 
ANGOLA
OEA - Ordem dos Engenheiros de Angola
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
ARGENTINA
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
 
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
BOLÍVIA
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
BRASIL
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
 
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
CABO VERDE
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
CHILE
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
COLÔMBIA
Pleno Direito - 2013 Braga
 
COSTA RICA
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
CUBA
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
EQUADOR
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
EL SALVADOR
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
ESPANHA
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
HONDURAS
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
MACAU
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
MÉXICO
Pleno Direito - 2013 Braga
 
MOÇAMBIQUE
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
PANAMÁ
Pleno Direito - 2013 Braga
 
PARAGUAI
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
PERU
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
 
Pleno Direito - 2013 Braga
 
PORTUGAL
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
PORTO RICO
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
REPÚBLICA DOMINICANA
Pleno Direito - 2009 Brasília
 
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
URUGUAI
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
VENEZUELA
Pleno Direito - 2013 Braga
 
GUATEMALA
Pleno Direito - 2017 Buenos Aires
 

ASSOCIAÇÕES INTERNACIONAIS
Pleno Direito ? 2008 Lisboa
 
 
Pleno Direito - 2008 Lisboa
 
 

Membro Observador - 2017 Buenos Aires

 
 
Observador Convidado - 2021 Lisboa
 
 
Observador Convidado - 2021 Lisboa
 
 
Observador Convidado - 2021 Lisboa
GALERIA
10.º Encontro
 
 
9.º Encontro
 
 
6.º ENCONTRO
 
 
4.° ENCONTRO
 
 
3.° ENCONTRO
 
 
2.° ENCONTRO
 
 
1.° ENCONTRO
 
CONTATOS
Sede do CECPC
Morada: Av. António Augusto de Aguiar, 3D
1069-030 Lisboa

Telefone: +(351) 21 313 26 48